22/5 – 23/6 2025
Curator | Daniel Rangel
Acervo Galeria de Arte | Salvador | Brasil
A exposição reúne obras inéditas produzidas a partir de 2020 que ampliam os limites da pintura tradicional ao incorporar materiais industriais e manufaturados, como couro, fórmica, resina, chapas de alumínio composto e tintas automotivas. A mostra propõe um diálogo entre estrutura, cor, forma e matéria, explorando a tensão entre movimento e estagnação, sugerida pelo título que remete ao verbo “transitar” na primeira pessoa do singular.
A linha assume papel central nas obras, funcionando não apenas como traço, mas como elemento que conecta, separa e estrutura as composições. O processo criativo parte do desenho, manual ou digital, avançando por meio de uma abordagem precisa e experimental, na qual o material possui significados próprios e contribui para a ativação de novos sentidos. A prática artística revela uma relação cuidadosa entre controle e imprevisibilidade, refletida nas peças apresentadas.
O artista – Dedé Lins nasceu em Salvador, mas há anos vive e trabalha em Barcelona, onde mantém ateliê e uma trajetória artística consolidada. Também possui um estúdio em São Paulo, dividindo sua produção entre Brasil e Europa. Atualmente, o artista está em residência artística em Miami, onde permanece até o final de julho. “Transito”, portanto, também reflete esse movimento constante, físico e simbólico, entre lugares, culturas e linguagens.